Por que não fazer seu site gratuito?

  • 19 de fevereiro de 2020
  • Site

Atualmente, várias empresas estão bombardeando a internet com propagandas de site gratuito para a sua empresa. Parece tentador, não é? Afinal, hoje em dia quem não tem um site não existe, e ter um site sem pagar nada por ele é uma grande vantagem. Por mais tentadora que a oferta pareça, ela pode não ser tão vantajosa assim. Quer saber por que? Veja nossos argumentos e se convença da importância de contratar serviços profissionais para desenvolver o site do seu negócio.

Listamos agora motivos pelos quais fazer um site grátis não é a melhor solução.

1 – Limitações de design e funcionalidades

Por ser criado por meio de uma ferramenta gratuita de criação de sites, é natural que recursos mais poderosos não estejam presentes nessa modalidade de site gratuito. Então, se sua empresa precisa de algo personalizado para as suas necessidades, seja de layout ou funcionalidade, pode esquecer. Não vai ter.

2 – Suporte falho ou até inexistente

Quando criar seu site gratuito, você vai ficar maravilhado. Até precisar de suporte para resolver algum problema. Não estamos afirmando aqui que a empresa vai deixar de dar suporte, mas é preciso ser realista. Quando o serviço é oferecido de forma gratuita, é necessário que o custo para realizar tal serviço seja o mais baixo possível. E uma das formas de baratear é justamente limitando o suporte ao cliente.

3 – Domínios padrão

Na maioria dessas empresas cujos planos de site gratuito constam no seu mix de produtos, o cliente registra o domínio que vai usar na própria plataforma. Por isso, é bastante comum ter o nome da empresa no seu domínio. É uma forma de publicidade e você pagar pelo seu site grátis. Caso decida usar um domínio que já comprou, no registro.br, por exemplo, é bastante comum haver cobrança para poder usar esse domínio, ou seja, pagará duas vezes para usar algo que é seu.

4 – Lentidão

Na maioria das vezes, o site gratuito é mantido em hospedagens compartilhadas. Isso não será um problema desde que haja um servidor potente e um limite para o compartilhamento dos recursos. Via de regra, nesses padrões de site, esse limite não existe, e o site acaba ficando lento, levando seu potencial lead embora.

5 – O site não é seu

Este é um ponto que realmente é preciso atentar. Você escolheu seu plano de criação de site gratuito, escolheu o layout, mandou todo o conteúdo e começou até a ter um resultado. Como a empresa não é obrigada a manter o site gratuito no ar, ela pode muito bem tirar do ar sem aviso prévio, seja por qual motivo for. Além disso é bem possível que, ao querer migrar para um serviço pago ou até para um servidor próprio, não o consiga fazer e tenha que recriar o site novamente a partir da estaca zero.

6 – Anúncios de terceiros em seu site

Lembra de quando falamos sobre domínio e a empresa que hospeda seu site gratuito fazer publicidade dela no domínio? Pode ser pior do que isso. Como se não bastasse essa publicidade no domínio, é bem possível de haver anúncios na sua página. Sites gratuitos tendem a gerar receita através desses anúncios. Agora se coloque no lugar do seu cliente. Daria credibilidade a algo assim?

7 – Design do site limitado

Esta é um dos maiores motivos, senão o maior, para não fazer seu site gratuito. O layout do seu site vai ser bastante limitado, com poucas opções de personalização e recursos padrão que podem não atender às suas necessidades. Caso precise de um projeto personalizado, o ideal é procurar uma empresa que seja profissional na execução de seu projeto.

8 – Precisamos falar de SEO

Um site gratuito dificilmente vai oferecer algo além do básico quando se trata do SEO. Já falamos do domínio, um dos principais fatores de ranqueamento. Além do domínio existem cerca de 200 critérios que o Google julga na hora de mostrar o seu site na página de buscas. Dificilmente um site gratuito analisará isso e fará o melhor para seu site se destacar da concorrência.

9 – Responsividade

Quando pensamos em internet, impossível não pensar em celulares e tablets. Assim, é imprescindível que seu site seja responsivo e se adapte ao tamanho das variadas telas sem perder informação ou prejudicar a navegabilidade do site. A maioria desses serviços de site gratuito não oferecem sites responsivos e você ficará para trás.

10 – Métricas imprecisas

O que não pode ser medido não pode ser melhorado e se for medido errado a emenda pode sair pior do que o esperado. Devido à tecnologia e scripts defasados desse tipo de site, é natural as métricas estarem defasadas, pois o Google pode não ler corretamente os dados de tráfego.

Gostaria de saber mais sobre sites, SEO e marketing digital? Continue acompanhando nosso blog e deixe nos comentários algo que gostaria que nossa equipe falasse ou esclarecesse

Texto por: Renato Salvi | Revisão: Sérgio Mendonça

Qual score SEO?