SEO para iniciantes

  • 28 de August de 2017
  • SEO

Práticas básicas de SEO para iniciantes

A primeira coisa que o iniciante em SEO tem que ter em mente é que SEO não é mágica. Para fazer SEO corretamente precisamos conhecer o algoritmo que o motor de busca (google, bing, yahoo etc.) usa e otimizar para cada um. Como o Google tem mais de 90% de participação de mercado, pode concentrar seus esforços de SEO no Google. É fundamental também não se preocupar com todo e qualquer detalhe, apenas tenha em mente que existe um roteiro básico a ser cumprido e o restante é ajuste fino. Lembre-se, se cobrir apenas o básico a cada novo site, cada novo artigo, já é o primeiro passo para um SEO bem feito e que traga resultado.

1˚Use as title tags

Preencha as meta tags com um bom título, descrição e as palavras certas relevantes para o conteúdo da página ou blog post. Ainda que não seja um fator predeterminante fazer isto organiza as suas ideias e servem como referência para ajustes finos que possa vir a fazer no futuro. É como diz aquele ditado, se ajudar não for, atrapalhar não vai. Use sempre a title meta-tag e tente incluir palavras chave no título. Use sempre a title description meta-tag. O Google normalmente vai usar isso como um resumo para mostrar para o usuário o conteúdo da página. É aqui que o você vai cativar o usuário a clicar no seu site e não em outro. Tenha em mente que usar diferentes meta-tags em páginas diferentes.

2˚ Criar bom conteúdo!

Conteúdo relevante para o seu público é o motivo para a internet ter sido criada. Tenha certeza de ter conteúdo único e de qualidade. Se você tem isso então todo o trabalho de SEO vai fazer valer a pena. Dê a sua audiência aquilo que ela procura, mostre onde está e mais audiência virá. Se o conteúdo for de qualidade mais e mais visitantes encontrarão seu site organicamente e retornarão a ele pois estão gostando daquilo que estão consumindo. Estruture o site de maneira organizada e evite conteúdo duplicado pois assim o motor de busca poderá penalizar o seu site.
Lembrando, o conteúdo não é apenas algo que você vai fazer para o Google gostar dele. Na realidade ele é tudo que importa no seu site. O conteúdo e como você estrutura ele é o que vai fazer com que o visitante faça exatamente o que você que que ele faça, seja converter numa landing page, clicar num anúncio ou se inscrever numa newsletter. Não se esqueça de colocar as palavras-chave em title headers para o Google saber que elas têm mais relevância e não abuse das palavras-chave. Tente ter uma densidade de palavras chave de 2% a 4% distribuídas ao longo da página, incluindo as metatags.

3˚Faça bom uso das imagens

Imagens tem que ser otimizadas para visualização na web e ter seus atributos alt preenchidos, inclusive com algumas palavras chave. O Google não sabe do que se tratam suas imagens se você não disser a ele o que é. O atributo alt serve para isso. É também uma maneira de adicionar qualidade ao seu conteúdo.

4˚Cuidado com a duplicidade

Tenha certeza de que não tem páginas duplicadas como por exemplo www.meusite.com.br e meusite.com.br. O Google vai reconhecer como conteúdo duplicado e vai diluir o link juice para cada página e assim perder relevância. Para contornar este problema, caso exista basta fazer o redirecionamento 301 de todas as não www para as www. Caso não saiba como fazer isso contate o seu servidor diretamente e peça ajuda. Eles poderão lhe ajudar nesse ponto.

5˚Converse com o Google

Faça o robots.txt e inclua o favicon (ícone da aba) em seu site. Sem eles os robots do Google vão ter mais dificuldades em ler o seu site.

6˚Customize sua página 404

Além de não passar profissionalismo, você pode aproveitar a página 404 para trabalhar mais o SEO, de repente mandando o usuário para uma área específica do site ao invés de simplesmente voltar atrás ou voltar para a home.

7˚Crie o sitemap.

Independente de qualquer coisa, criar o sitemap é sempre importante pois assim os crawlers conseguem ler com maior rapidez e precisão o seu site e isso pode lhe ajudar a ganhar posições no Google.

Estas foram dicas de SEO on-page. É a parte relativamente mais fácil e que você realmente tem controle. Com o tempo, fazer isso vai se tornar automático e você vai se perguntar porque não fazia isso antes. Claro que fazer apenas isto não vai garantir aparecer de cara na primeira página do google. Tem que sempre analisar o tráfego, ver quais palavras chaves performam melhor e sempre deixar atualizado o conteúdo do site.

Todo o resto que você pode e deve fazer para melhorar sua posição no Google é SEO off-page. É aqui que seu foco deve realmente estar. SEO off-page envolve back links e promover seu site através do Adwords ou usar as redes sociais como facebook, twitter e linkedin para isso. Sempre crie conteúdo relevante e crie backlinks para o seu site. Criar backlinks é importante pois mostra ao motor de busca aquilo que você quer que o seu site seja: popular e de autoridade. O mais importante a se ter em mente quando usamos esta estratégia é que tem que parecer natural, então nada de copiar e colar os links em um monte de blog de sucesso! Faça devagar, faça sempre e faça bem feito.

E você já tem a sua estratégia de SEO bem afiada? O que mais faz para melhorar o ranqueamento de seu site no google? Deixe nos comentários

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