O mito do sucesso instantâneo nas redes sociais

Redes sociais. Não tem como fugir delas nem da ideia que teremos sucesso instantâneo nas redes sociais, ainda mais se você tem uma empresa e está querendo alavancar suas vendas. Segundo relatório divulgado pelas empresas Hootsuite e We Are Social – disponível para download  aqui ( em inglês) – 62% da população brasileira está ativa nas diversas redes socias. Este é o principal motivo para sua empresa estar presente nesses canais e temos um excelente blogpost falando sobre isso. Mas nem tudo é um mar de rosas e vai ser uma trilha rápida e confortável para o sucesso de sua empresa nas redes sociais. Muitos esperam que entrar apenas nas redes sociais e postar um conteúdo vai trazer resultados imediatos. Continue lendo e desmistifique essa ideia.

Trabalho de formiguinha

Enquanto muitos acreditam que basta estar presente, sem nenhum tipo de estratégia ou investimento em mídias pagas, outros sabem que é preciso investir mais tempo e dinheiro nas redes sociais. O trabalho de formiguinha é justamente esse, percorrer todo o processo para definir personas, mapear conteúdo, criar um funil marketing e de automação e criar conteúdo para alimentar esse funil e converter os leads em clientes.

Tempo para obter resultados

Todo esse processo demora um tempo, não só para começar a ser executado – desde o planejamento da estratégia à criação e execução propriamente dita de todos esses processos – mas também para começar a dar resultados.

Custo

Por ser algo que teoricamente pode ser feito sem gastar um centavo, a verdade é sim, é preciso investir nas redes sociais. Seja seu tempo aprendendo a utilizar cada rede ou dinheiro. Vendo alguns perfis que estão “bombando”, é comum se ter a percepção de que é apenas uma simples postagem e pronto. Mas engana-se quem acha que é assim. Por trás daquela simples postagem está embutido muito trabalho de pesquisa de conteúdo até à forma como a postagem é apresentada a nossos olhos. Mais uma vez, trabalho de formiguinha, tempo e o custo – seja de aprendizado ou de uma empresa especializada.

Achismo

Muitos se baseiam no uso pessoal das redes sociais a passam a impor o seu cotidiano ao trabalho a ser desenvolvido para a empresa. É preciso saber diferenciar o seu uso pessoal e o perfil de seus clientes. É aqui que entra a importância da persona. As redes sociais são um instrumento da sua empresa, não uma extensão de seu perfil. O ideal é deixar o achismo de lado e contratar uma empresa especialista para gerir suas redes sociais. Ah, e deixar a empresa trabalhar afinal, eles são os especialistas. Isso não quer dizer que não precisa cobrar, precisa sim, porém é preciso deixar a equipe agir e dar tempo para os resultados aparecerem.

Esperamos que após a leitura deste artigo tenha desmistificado este conceito de sucesso instantâneo nas redes sociais. Caso precise, estamos à sua disposição para tirar todas as suas dúvidas não só sobre redes sociais, mas também de marketing digital. Só clicar aqui e agendar uma reunião.

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