Redes sociais. Não tem como fugir delas nem da ideia que teremos sucesso instantâneo nas redes sociais, ainda mais se você tem uma empresa e está querendo alavancar suas vendas. Segundo relatório divulgado pelas empresas Hootsuite e We Are Social – disponível para download aqui ( em inglês) – 62% da população brasileira está ativa nas diversas redes socias. Este é o principal motivo para sua empresa estar presente nesses canais e temos um excelente blogpost falando sobre isso. Mas nem tudo é um mar de rosas e vai ser uma trilha rápida e confortável para o sucesso de sua empresa nas redes sociais. Muitos esperam que entrar apenas nas redes sociais e postar um conteúdo vai trazer resultados imediatos. Continue lendo e desmistifique essa ideia.
Trabalho de formiguinha
Enquanto muitos acreditam que basta estar presente, sem nenhum tipo de estratégia ou investimento em mídias pagas, outros sabem que é preciso investir mais tempo e dinheiro nas redes sociais. O trabalho de formiguinha é justamente esse, percorrer todo o processo para definir personas, mapear conteúdo, criar um funil marketing e de automação e criar conteúdo para alimentar esse funil e converter os leads em clientes.
Tempo para obter resultados
Todo esse processo demora um tempo, não só para começar a ser executado – desde o planejamento da estratégia à criação e execução propriamente dita de todos esses processos – mas também para começar a dar resultados.
Custo
Por ser algo que teoricamente pode ser feito sem gastar um centavo, a verdade é sim, é preciso investir nas redes sociais. Seja seu tempo aprendendo a utilizar cada rede ou dinheiro. Vendo alguns perfis que estão “bombando”, é comum se ter a percepção de que é apenas uma simples postagem e pronto. Mas engana-se quem acha que é assim. Por trás daquela simples postagem está embutido muito trabalho de pesquisa de conteúdo até à forma como a postagem é apresentada a nossos olhos. Mais uma vez, trabalho de formiguinha, tempo e o custo – seja de aprendizado ou de uma empresa especializada.
Achismo
Muitos se baseiam no uso pessoal das redes sociais a passam a impor o seu cotidiano ao trabalho a ser desenvolvido para a empresa. É preciso saber diferenciar o seu uso pessoal e o perfil de seus clientes. É aqui que entra a importância da persona. As redes sociais são um instrumento da sua empresa, não uma extensão de seu perfil. O ideal é deixar o achismo de lado e contratar uma empresa especialista para gerir suas redes sociais. Ah, e deixar a empresa trabalhar afinal, eles são os especialistas. Isso não quer dizer que não precisa cobrar, precisa sim, porém é preciso deixar a equipe agir e dar tempo para os resultados aparecerem.
Esperamos que após a leitura deste artigo tenha desmistificado este conceito de sucesso instantâneo nas redes sociais. Caso precise, estamos à sua disposição para tirar todas as suas dúvidas não só sobre redes sociais, mas também de marketing digital. Só clicar aqui e agendar uma reunião.