Whatsapp Business

Anunciado há um tempo atrás, o WhatsApp Business foi hoje, oficialmente lançado. Que quase toda empresa usa o aplicativo de mensagens mais popular do mundo não é novidade.

A grande novidade é que agora, o WhatsApp liberou uma versão corporativa, o WhatsApp Business. Com grande potencial para impactar o seu negócio, este novo recurso do tradicional aplicativo, é algo que sua empresa vai querer usar.

Conheça abaixo novidades como perfil  empresarial, ferramentas e estatísticas de mensagem além de várias outras funcionalidades para auxiliar e aproximar sua comunicação com o cliente.

WhatsApp Business

A primeira mudança que podemos ver, de cara, é que o já consagrando gancho de telefone virou um B, de Business. O restante do visual ficou bastante semelhante o que vai ajudar o público a se identificar com o aplicativo.

Perfil empresarial - WhatsApp Business
Perfil empresaria WhatsApp Business

Analisando a imagem acima, podemos ver que agora temos um perfil empresarial onde podemos acrescentar mais informações como descrição da  empresa, horário de funcionamento, local, telefone para contato, endereço de e-mail e link para o site de sua empresa.

Além do perfil empresarial, teremos algumas features bem legais. Vamos conhecer algumas.

Funcionalidades do WhatsApp Business

WhatsApp Web

Tal e qual o WhatsApp, na versão business podemos usar o computador para acessar o aplicativo.

Respostas Rápidas

Esta nova funcionalidade vai permitir criar e salvar mensagens com o intuito de agilizar o atendimento. Pode servir para responder dúvidas frequentes, descrever produtos, informar horários de funcionamento, etc.

Mensagens automáticas

Está ausente e quer avisar seus clientes? Envie uma mensagem automática informando. Recebeu mensagem fora do horário de trabalho, programe uma resposta automática e não perca esse contato.

O mais legal é que podemos usar emojis e todas as outras formas de edição já conhecidas e até programar data e hora para envio destas mensagens. Promete ser uma das aplicações mais úteis e utilizadas pelas empresas.

Métricas e mais métricas

Para quem utiliza uma estratégia de email marketing, (se não utiliza, comece! Veja aqui sua importância numa estratégia de Inbound) saber se o cliente recebeu e leu os emails é importantíssimo.

O mesmo vai ocorrer agora com as mensagens via WhatsApp Business. Poderá ver quais clientes receberam, quais leram e tirar informações disso.

Pode por exemplo descobrir um horário melhor para enviar as mensagens, um tipo de linguagem a ser usado e até segmentar de alguma forma sua base de clientes.

Mensagens antigas

Outra facilidade é a possibilidade de migrar as conversas antigas que já tinha com seus clientes. Assim, nenhuma informação ficará de fora.

Quem pode usar desde já o WhatsApp para empresas?

Infelizmente o Brasil não está entre os países disponíveis para baixar o aplicativo e, ainda dentro destes países, apenas os usuários de Android têm acesso ao aplicativo.

Os países que saíram na frente foram Indonésia, Itália, México, Reino Unido e EUA.

E o Brasil?

Como já foi dito, o Brasil ficou de fora. Mas isso não significa que é ruim. Na realidade podemos já pensar em algumas estratégias para fazer uso da ferramenta quando estiver disponível em nosso país e nos adiantarmos em relação à concorrência.

E você, usa muito o WhatsApp para atendimento na sua empresa? Quando a hora chegar vai fazer a migração? Conta para nós alguma outra possibilidade  que tenha enxergado no WhatsApp Business.

Deixe um comentário