Vivemos em um mundo cada vez mais conectado, em que o avanço da tecnologia vem modificando os hábitos de consumo e a maneira como as marcas têm trabalhado o seu posicionamento no mercado. Diante desse cenário, é essencial que as empresas invistam na construção de uma presença digital para se destacarem.
Por isso, veremos, a seguir, o motivo pelo qual ela é tão importante para o sucesso das organizações e quais ações você pode colocar em prática para fortalecê-la dentro do seu negócio. Confira!
Qual é a importância de uma boa presença digital?
A popularização da internet permitiu que as pessoas tivessem acesso a muito mais informações sobre produtos e serviços, dando a elas o poder de comparar preços, especificações e avaliações antes de tomar uma decisão de compra. Nesse processo, os consumidores também procuram saber mais sobre a credibilidade das companhias e os valores que elas defendem.
Logo, para que seus potenciais clientes encontrem a sua marca e possam começar uma relação com ela — que futuramente pode se transformar em uma oportunidade de negócio —, é fundamental que você invista em uma presença on-line.
Apesar de alguns empresários acharem que basta investir no site da empresa para se colocar no ambiente digital, a verdade é que é preciso ir muito além.
Como fortalecer a presença digital da sua empresa?
Atualmente, o sucesso de uma empresa está muito relacionado à forma como ela utiliza os canais digitais como parte de uma estratégia de crescimento. Vejamos, então, algumas das melhores práticas que contribuem nesse sentido.
Fazer anúncios on-line
As principais formas de anúncios on-line aparecem nos resultados de pesquisa de buscadores, como o Google, ou enquanto o usuário navega em redes sociais, como Facebook, Twitter e Instagram. Eles são ótimos para divulgar a sua empresa e bastante eficazes, já que é possível segmentar o público para atingir quem é realmente importante para o seu negócio.
Na plataforma Google AdWords, por exemplo, há a opção de configurar a audiência de uma campanha segundo a região, faixa etária, gênero, entre outros parâmetros.
Produzir conteúdo de qualidade
A produção de conteúdo interessante e relevante para o seu público é uma maneira de educá-lo e de demonstrar autoridade sobre assuntos na sua área de atuação. O contato com esse material (posts em um blog, vídeos, e-books, infográficos etc.) faz com que os potenciais clientes sintam mais confiança em relação à sua marca e a tenham como uma referência no mercado.
Assim, quando decidirem consumir algo que a sua empresa oferece, eles estarão mais propensos a fecharem uma compra com você, e não com um concorrente.
Investir em redes sociais
Como as redes sociais são canais que as pessoas acessam principalmente para interagirem, elas representam uma oportunidade para as organizações fortalecerem sua relação com o público.
Mas cuidado. Não tente estar presente em todas as redes apenas com o objetivo de alcançar mais pessoas. Esteja presente em uma ou mais redes que, de fato, façam sentido para o seu público.
Assim, é possível usá-las para compartilhar conteúdos (da própria marca e de terceiros) que possam interessar aos seguidores, receber opiniões e sugestões por meio dos comentários e tirar dúvidas sobre seus produtos e serviços.
Contratar uma agência de marketing digital
Para garantir os melhores resultados com essas e outras ações on-line, recomendamos a contratação de uma agência de marketing digital. Os profissionais dessas empresas têm experiência de mercado e estão aptos para entender as suas necessidades e ajudá-lo a alcançar os seus objetivos.
Percebeu como ter presença digital envolve muito mais do que contar com um site corporativo? É preciso utilizar as ferramentas da internet a seu favor e pensar em táticas para atrair e conquistar clientes — algo que certamente se pode atingir com as estratégias de marketing digital. Confira este artigo que fizemos a respeito!