Podcast: Por que você deve começar um


O título do post incita o leitor a começar um podcast e muitos podem nem saber o que é.

Um podcast é nada mais nada menos do que um conteúdo em formato de áudio, composto por vários episódios e disponibilizados em plataformas online como no Spotify por exemplo.
É guiado por um tema específico e esse tema é destrinchado em vários episódios que variam entre os formatos de entrevista, bate-papo ou até gravações individuais.

Uma curiosidade, a palavra podcast vem da junção de iPod com broadcast. Assim temos a portabilidade do iPod e um modelo de transmissão similar às rádios.

Tá, eu já sei o que é um podcast, porém por que eu deveria fazer um?

Esta é uma excelente pergunta e para a responder precisamos saber de alguns dados sobre este tipo de conteúdo.

No Brasil, 1 a cada 4 usuários já consumiram este tipo de conteúdo. Cerca de 50 milhões de usuários. Não é pouca coisa não!

O crescimento do consumo desta mídia subiu 500% de 2014 para 2019. Além disso, ano após ano vem batendo máximas na curva de crescimento. Ou seja, não é um momento nem uma modinha. Veio para ficar.

Para ter uma noção do que o podcast representa para o consumidor brasileiro, saiba que o Spotify ganhou 8 milhões de novos assinantes e parte deles vieram para ouvir podcasts.

Já temos aqui 3 motivos suficientes do porquê você deveria começar a gravar.

Como um podcast pode ajudar minha empresa?

Outra excelente pergunta cuja resposta não é tão complexa assim.

Aproximação do público

O podcast tem como característica, por ser apenas uma forma de conteúdo em áudio, não prender a atenção do usuário exclusivamente no episódio. Dessa forma é prático escutar um podcast ao invés de ler uma entrevista por exemplo. Outra facilidade é a de podermos escutar em qualquer lugar, até tomando banho!
Ao lançar mão de um podcast você consegue se conectar com seu público rapidamente.

Humanização da sua marca

Ao dar uma voz para a empresa o consumidor se sente mais conectado à mesma. Dessa forma, o cliente desperta sentimentos como lealdade e fidelização para com sua marca.

Intercâmbio de conteúdos

Sabe aquele artigo muito longo, ou que até nem é tão longo, mas você não conseguiu se aprofundar muito? Pois é, pode virar um belo episódio para o seu podcast. Conseguimos ir além e transformar um podcast rico em informações numa série de artigos com muita informação e conteúdo de qualidade para o seu site.

Alcance

Atualmente, com os smartphones, é muito rápido e fácil de compartilhar conteúdo com aqueles que gostamos. Seja foto, seja link ou seja um….podcast. Em praticamente todos os aplicativos de reprodução existe um botão para compartilhar de maneira rápida e fácil seu podcast, de tal maneira que, o alcance orgânico pode ser muito maior do que o de seu artigo. Os próprios ouvintes serão disseminadores de seu conteúdo.

Conversão aprimorada

Um ouvinte tem muito mais chance de converter para o seu produto/serviço se sentir que já conhece você e o podcast é uma excelente maneira para conectar seu público à sua marca.

Nós aqui da Alínea temos o costume de escutar vários podcasts, de acordo com o gosto individual de cada um. É bastante comum cada um trabalhar escutando seu preferido.
E você, já tem esse costume? Conta para nós quais podcasts escuta.

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