O marketing mudou. Ou melhor, vem mudando ao longo do tempo. A maneira como as marcas se comunicam com seus clientes mudou também. Novas estratégias e ferramentas, como o Marketing de Conteúdo, foram criadas para cada vez mais conectar os consumidores às marcas.
Em meio a todas essas revoluções diárias, uma certeza é de que marketing e internet se encontraram e têm produzido novas estratégias de mercado e resultados fantásticos. Empresas e profissionais atualizados sabem que é preciso estar presente no meio digital.
Mas o que é o Marketing de Conteúdo? Imagino que você já sentiu a necessidade de procurar por um produto ou serviço na internet. Foi no Google e colocou no campo de pesquisa o seu assunto de interesse e se deparou com um artigo, explicando tudo sobre sua dúvida e com bastantes informações úteis para o seu problema. É bem possível, ao final do artigo ter um convite para você conhecer a solução oferecida pela empresa, criadora desse artigo. Você provavelmente nem se incomodou.
Por mais natural que essa situação tenha parecido, na verdade ela faz parte de uma estratégia que alinha a experiência de compra do consumidor e as táticas de venda da empresa. A informação que você procurava foi-lhe dada justamente pela empresa que tinha a solução para você. O meio em que isso ocorreu foi a internet e a forma como se deu foi através do conteúdo.
Isso é Marketing de Conteúdo. Criar conteúdo relevante para a persona de maneira a engajá-la, atrair mais gente para o site e gerar valor para o público, sempre visando o aumento de vendas.
Lembrando, não estamos apenas falando apenas de artigos para blog quando nos referimos a conteúdo Pode ser qualquer conteúdo que sua empresa produza.Vídeos, infográficos, webinares e até planilhas. Aliás, é até recomendada uma diversificação na produção de conteúdo, para atingir o público de diversas maneiras. Todo conteúdo é válido, desde que seja relevante para a sua persona.
Mas por que devemos investir, o quanto antes melhor, nessa estratégia de conteúdo? Continue a leitura e entenda essa necessidade.
Conteúdo e informação são o ouro digital
No último ano, quantas compras você fez sem que antes tivesse procurado informações sobre o produto na internet?
Pois é, você foi atraído por um conteúdo relevante. A informação, gratuita e de qualidade, estava disponível, à distância de uns poucos cliques.
Ainda que não tenha comprado pela internet, quando se dirigiu à loja para comprar, o vendedor teve pouco ou nenhum esforço para o convencê-lo a levar o produto. Isso só foi possível pois você, como consumidor, já estava nutrido de informações suficientes para decidir fazer a compra.
Usuários estão cada vez mais conectados e assim consumindo conteúdo online para aprender mais sobre tudo. Portanto, existem dois cenários para a sua empresa: entrar no Marketing de Conteúdo ou ser deixada para traz pelas empresas que já entraram.
Se torne autoridade no seu segmento
Quando colocamos em perspectiva o meio digital, conseguimos ver que, dentro do mesmo segmento, existem inúmeras empresas ofertando os mesmos bens e serviços. Como escolher entre tantas? Como saber qual a mais apta a resolver o seu problema?
Se a sua resposta foi através do Marketing de Conteúdo, acertou!
Ao criar conteúdo relevante para a persona, a empresa mostra ao mundo seu conhecimento e se torna autoridade no assunto.
E não precisa falar apenas de seu negócio. Pode falar de assuntos relacionados ao seu negócio e agregar ainda mais valor à sua empresa e à solução que está oferecendo.
Podemos ver o Marketing de Conteúdo como uma excelente maneira de se posicionar perante o mercado.
Favorece criatividade ao invés de grandes investimentos
Existem várias maneiras de fazer conteúdo relevante. Se escrever não é o seu forte, saiba que existem várias opções e canas de distribuição para uma campanha de sucesso de marketing de conteúdo.
Use mais conteúdo audiovisual como vídeos, entrevistas e infográficos. O importante é fornecer algo valioso para o usuário. Praticamente não existem limites para o tipo de conteúdo. Relevância é a palavra-chave.
Com orçamentos relativamente baixos, combinados com a estratégia correta, podemos ter resultados superiores aos grandes orçamentos que sua concorrência pode estar aplicando.
Pode ser usado em conjunto com várias outras estratégias
Pode não, deve! Esta estratégia é fundamental para o Inbound Marketing, o marketing de atração, e quando aliadas a outras estratégias fazem valer o esforço de implantar uma estratégia de conteúdo.
Mail Marketing é uma boa forma de se relacionar com seus clientes e distribuir conteúdo, quer seja do blog ou algum material que sua empresa usa diariamente e possa ter relevância para o usuário. Pode criar campanhas inteiras apenas para disponibilizar o conteúdo criado pelo seu negócio..
Outra maneira de disponibilizar o conteúdo é através de redes sociais, canais efetivos para relacionamento com o cliente e para distribuir o conteúdo. Claro, saiba que é estratégico usá-las, mas não se resumem a fazer postagens. É necessário criar uma estratégia e buscar um resultado planejado.
Falar de conteúdo sem falar de SEO,a otimização de motores de busca como o Google, é praticamente impossível. Quando usados em conjunto, os resultados de ambas as estratégias são aumentados e podem ser mais rápidos do que imaginamos.
Além das maneiras orgânicas, aquelas geradas sem investimento de mídia, podemos fazer campanhas pagas através do Google Adwords ou Facebook Ads para potencializar ainda mais, a distribuição desse conteúdo.
Indispensável para o Inbound Marketing
Com comentado acima, o conteúdo é indispensável para uma estratégia de Inbound Marketing.
A melhor ferramenta para gerar Leads é o Inbound. Leads são visitantes que convertem em seu site e percorrem seu funil até realizar a venda. E quem não quer ter mais vendas?
O conteúdo entra como isca. O usuário é atraído para seu site através da oferta de conteúdo relevante e materiais ricos. Então você conseguirá nutrir o Lead com o conteúdo produzido. Por isso, é importante demais e praticamente impossível fazer inbound marketing sem conteúdo.
Digital versus tradicional
De acordo com um estudo da Hubspot, referência mundial em Inbound Marketing, e apesar de ser de 2015, empresas que adotaram a produção de conteúdo relevante aliados ao SEO têm até 60% mais chances de ter um ROI (retorno sobre investimento) positivo em relação a empresas com estratégias de venda direta.
Como existem várias maneiras de distribuir o material relevante, conseguimos também um ganho em capilaridade. Nossa mensagem pode chegar a mais gente com um orçamento infinitamente menor. Mas o melhor de usar o digital não é a quantidade de pessoas alcançadas e sim a qualidade das pessoas e seu estágio na jornada de compra e dentro do seu funil.
Ótimo investimento
Com um baixo investimento inicial e grande projeção de vendas futuras, o marketing de conteúdo é um ótimo investimento.
Para começar a produzir, é necesspario fazer um bom planejamento, definir a estratégia e começar a produzir conteúdo com base no seu conhecimento.
Idealmente, o melhor passo para começar é contar com profissionais qualificados para isso como uma agência digital.
Retorno fácil de ser medido
Com ferramentas de monitoramento e mensuração, as métricas são fáceis de acompanhar e de serem medidas. Esse é um grande atrativo para usar ferramentas e estratégias digitais. Afinal, como saber quanto de fato aumentaram as vendas devido a uma panfletagem, por exemplo?
Além disso conseguimos ver em tempo real se está funcionando ou não. Imagine um marinheiro ajustando as velas conforme o vendo muda. É assim que um profissional de marketing digital se sente.
Além de medir facilmente o retorno, tudo que foi feito até então pode ser otimizado e trazer ainda mais vendas para a empresa.
Quanto mais cedo melhor
Conhece o conceito de juros compostos? Quanto mais tempo o seu dinheiro está aplicado, mais você vai ganhar em juros. A ideia com o conteúdo produzido pela sua empresa é o mesmo. Como a informação é perene, com o tempo, o mesmo artigo vai trazer mais e mais visitantes.
Mas atenção, não é produzir, publicar e deixar para lá. Acompanhe a performance do material e esteja sempre otimizando para atrair mais e mais.
Atinge a pessoa certa, com a mensagem certa, no momento certo
Já escutou ou leu esse mantra em algum lugar. E de fato isso acontece. Com o conhecimento da persona, suas dores e necessidades, você consegue ter conteúdo preparado para cada estágio da jornada de compra do consumidor.
O público acaba achando sua empresa de maneira natural. Quantas vezes você, vendo televisão, achou que o comercial sendo exibido no momento não tinha nada a ver com você.
Por que deveria estar vendo o comercial naquele momento? Você queria ver o filme em paz. Pois é, o comercial é o preço a se pagar para poder consumir o conteúdo oferecido pela televisão.
Agora se imagine como responsável pelo marketing de uma empresa com um orçamento limitado. Iria optar por um comercial, sem segmentação nenhuma, ou optar por uma estratégia de marketing de conteúdo?
As chances de venda aumentam
Consequência direta de seu trabalho, da produção e compartilhamento de conteúdo relevante para a persona, as chances de venda aumentam. O público passa a ver sua empresa como aliada na hora de resolver seus problemas e consegue ver valor no seu trabalho.
Assim, ocorre naturalmente um estreitamento de relações, que facilita a venda.
Educa o mercado para o seu produto
Imagine-se na posição de um dono de empresa que tem um produto desconhecido naquele mercado. Como vender algo que ninguém conhece? Além disso, como vender algo que o público não sabe que precisa?
Através do Marketing de Conteúdo isso é possível. Lembra lá em cima quando falamos que sua empresa se torna autoridade? Educar a sociedade sobre seus produtos/serviços é uma ótima fora de se tornar autoridade no segmento.
Começar a criar conteúdo relevante é mais do que tendência. É uma necessidade. Para todo e qualquer segmento. Praticamente toda empresa pode se beneficiar do marketing de conteúdo e, quanto mais segmentado for seu mercado, mais se pode beneficiar dele.
E você, já investe em conteúdo? Compartilha com a gente algumas ações que faz na sua empresa ou tire alguma dúvida que possa ter ficado.
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