Entenda definitivamente a diferença entre Inbound Marketing e Outbound Marketing

Podemos dividir o marketing, de maneira grosseira, em dois momentos: antes do surgimento da internet e pós internet. Os meios digitais trouxeram uma revolução na forma de fazer marketing. Desde então, vemos uma batalha entre Inbound Marketing e Outbound Marketing. Entender a diferenças entre inbound marketing e outbound  marketing é fundamental, principalmente no momento de alocar recursos para o marketing.

O outbound marketing, ou marketing tradicional, é aquele modelo que estamos acostumados. É chamado também de marketing interruptivo pois interrompe a experiência do usuário. Se concretiza em anúncios de mídias de massa como TV, outdoors e processos de venda tradicionais onde a empresa vai atrás do cliente

Já o Inbound marketing, modelo permissivo, é trabalhado através de técnicas para atrair o consumidor com conteúdo relevante e de qualidade, educando-o e orientando-o, proporcionando assim uma jornada de compra mais tranquila.

Esta “batalha” pode nos levar à uma conclusão, precipitada, de que o inbound veio para matar o outbound. De fato, a tendência é que o investimento em inbound aumente com o passar dos anos. Mas, a televisão quando surgiu, não matou o rádio e, do mesmo modo, o inbound não vai matar o outbound. A realidade é que, ambas as estratégias podem ser trabalhadas inclusive, em conjunto.

Mas quais são, de fato, as principais diferenças? Qual o modelo mais indicado para a sua empresa? Como escolher entre as estratégias?

Estas são algumas perguntas que vamos responder neste artigo. Continue a leitura e entenda definitivamente as diferenças entre o novo e o velho marketing.

Inbound Marketing

No ambiente digital, o usuário tem cada vez mais poder. Quem decide o que consumir, onde navegar e procurar é o próprio usuário. O impacto desse poder é muito grande. A maioria das compras começa com uma busca no Google. Levando isso em consideração, os profissionais do marketing vêm trabalhando visando atrair o cliente para o site da empresa. Este é o principal objetivo do inbound marketing.

Como tudo se passa no ambiente digital, os custos podem ser até 62% mais baratos e ter um retorno médio de 275% segundo estudo da Hubspot.

Um processo de Inbound pode ser divido em 4 etapas.

Atração: Nesta etapa a ideia é atrair o usuário para o seu site. É feito através de conteúdo de qualidade e relevante para a sua persona. Usaremos o blog e as mídias sociais para atrair. Uma estratégia de marketing de conteúdo é o combustível ideal para o inbound marketing!

Conversão: Aqui o objetivo é converter o usuário em lead. O conteúdo deve ter qualidade e agradar ao usuário. A conversão vai ser feita através de CTA’s – call to actions,  formulários de contato ou landing pages. Após converter o lead vai passar por um processo de nutrição, até chegar na próxima etapa.

Venda: Quando o Lead percebe que tem um problema e que sua empresa pode resolver o problema dele, é a hora de fechar a venda. Ai entra sua vez de mostrar como sua empresa pode resolver o problema e por fim efetuar a venda.

Encanto: Muitas empresas param na etapa anterior. É um erro pois, o cliente antigo, pode ser um advogado e propagador de sua marca. Inclusive pode voltar a se tornar cliente. Quando isso acontece, você pode dizer que fidelizou seu cliente.

Trabalhar inbound marketing, continuamente e com profissionais qualificados pode trazer resultados excelentes a longo prazo, ganhar escalabilidade e previsibilidade. Outra grande vantagem é a capacidade de medir resultados quase em tempo real e adaptar as campanhas, sempre com a otimização das mesmas em mente.

Outbound Marketing

O outbound é o modelo tradicional, conhecido do grande público e vai desde a campanha televisiva ao panfleto distribuído no sinal. O principal objetivo é trazer clientes para a empresa através da oferta de produtos e serviços. A comunicação é direta e de sentido único: a empresa dita o que o prospect vai consumir.

O processo de vendas já está bem documentado e é mais fácil encontrar profissionais no mercado que estejam familiarizados com esse modelo. Também existem diversas agências de publicidade trabalhando com outbound, modelo bem maduro, logo é possível criar uma equipe de excelência.

Por isso, a comprovação de ROI – retorno sobre o investimento, é mais imediata em relação ao inbound marketing. Devido aos preços elevados de uma campanha outbound, o ROI não é tão elevado quando comparado ao inbound marketing.

Mas engana-se quem acha que o outbound existe apenas no meio físico. Tenho certeza que você, navegando na internet já se deparou com banners nas páginas, levando a outro site ou milhares de pop-ups que ficam na frente do conteúdo do site que você está visitando.

Apesar disso, nesta modalidade, ao contrário do inbound marketing, se você deixar de investir em mídia, você some do mercado. No inbound marketing sua informação pode ser acessada a qualquer hora, esteja você investindo ou não.

Comparativo Inbound Marketing vs Outbound Marketingdiferença de inbound marketing para outbound marketing

Quando as estratégias se complementam

Como já dissemos acima, estas duas estratégias podem trabalhar em conjunto. Principalmente em novos negócios. O inbound marketing traz um retorno no médio e longo prazo então, seria suicídio empresaria contar apenas com ela.

Para conseguir clientes, e começar a gerar caixa rapidamente, o outbound é uma excelente oportunidade. Analise seu mercado e corra atrás de prospects que lhe garantam uma boa visibilidade e divulguem indiretamente o seu negócio.

Conclusão

Tanto o  Inbound Marketing e Outbound Marketing são formas eficientes de atrair os clientes, apenas diferem na foram de o fazer. Contudo, o Inbound tem se mostrado mais vantajoso devido a um valor menor de investimento, quanto comparado ao Outbound. Qual dos dois modelos usar? Vai depender do momento de sua empresa e do grau de maturidade de seu mercado.

Sua empresa investe mais em outbound ou em inbound? Conta para nós nos comentários!

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