Você sabe o que é trabalhar duro e desenvolver um produto diferenciado, mas ainda assim ter dificuldades em colocá-lo no mercado? Sente uma frustração em saber que a oferta da sua empresa tem qualidade superior aos concorrentes, mas continua a vender abaixo das metas? Pois é, foi pensando nisso que desenvolvemos este texto, para que você possa aprender como fazer divulgação de produto de forma eficiente na web.
A internet é uma das mídias que recebem mais investimentos em todo o mundo. Nos Estados Unidos, um mercado gerador de 217 bilhões em propaganda anualmente, o digital já passou a ocupar a primeira posição entre a preferência dos anunciantes. Esse fato serve para ilustrar o quanto esse meio tem para oferecer como ferramenta de marketing, e o quanto você pode se beneficiar com ele. Confira!
Tenha um site otimizado com SEO
Por mais que essa dica possa ser considerada básica, muitas empresas esquecem que, além de ter um site, é necessário que ele seja otimizado para os mecanismos de busca. Isso porque o Google e seus concorrentes apresentam uma grande oportunidade para que o seu empreendimento consiga clientes organicamente — ou seja, sem investir em anúncios.
Para isso, o seu site precisa ter uma apresentação completa do seu produto, com textos, fotos e vídeos, além de uma boa navegabilidade, o que inclui velocidade de carregamento e programação focada. Além disso, sua página deve ser desenvolvida para funcionar bem em todas as plataformas de acesso à internet, como smartphones e tablets.
Anuncie no Google
Existem diversas formas de se anunciar na internet, mas é difícil não dar um destaque para o Google nessa discussão. Afinal, a empresa oferece um variado e eficaz leque de recursos para impactar clientes online.
Por meio do AdWords, por exemplo, é possível alcançar seu público em campanhas de busca, onde os anúncios são mostrados de acordo com os termos usados pelos usuários. Pela rede de display, se pode usar imagens e animações em milhões de sites. Há também os vídeos no Youtube, aplicativos em celulares e mais.
Use as redes sociais
As redes sociais são notórias por oferecerem uma plataforma para que as empresas possam divulgar seus produtos. Por meio delas, as marcas podem criar um canal aberto para tirar dúvidas e se comunicar diretamente com o público.
Além disso, Facebook, Instagram, Twitter e companhia se apresentam como ótimas opções para veiculação de anúncios. Com grande poder de segmentação, a publicidade nessas redes permite que você mostre o seu produto para pessoas realmente interessadas no que sua empresa oferece.
Faça webinars
Alguns produtos, como softwares e aplicações de TI, têm um nível maior de complexidade. Dessa forma, para que os potenciais clientes possam assimilar todas as particularidades do produto, é preciso uma apresentação mais extensa — e isso pode ser conseguido com o webinar.
Essa prática, cada vez mais comum para diversas áreas do mercado, consiste na transmissão online de conferências em que pessoas em qualquer lugar do mundo podem participar. Vale lembrar que também é preciso investir na divulgação do seu webinar, o que pode ser feito via postagens e anúncios em redes sociais e também no Google.
Como você bem sabe, vivemos uma época de competição acirrada no mercado. Por essa razão, é preciso se munir das melhores práticas e ferramentas para sair na frente e se destacar.
Gostou de aprender sobre divulgação de produto? Ficou alguma dúvida? Tem algo para acrescentar? Deixe um comentário abaixo!