Você quer fazer o seu negócio crescer? Quer expandir sua marca no mercado? Busca ser conhecido como uma referência naquilo que faz? Se a sua resposta foi sim para uma dessas perguntas, este texto é para você. O benchmarking online é uma metodologia primariamente voltada para o desenvolvimento de uma empresa.
Podendo ser traduzido como “avaliação comparativa”, o benchmarking é uma ferramenta de pesquisa e análise, onde produtos, serviços, sites, aplicativos e processos dos mais variados são estudados minuciosamente. A partir disso, uma empresa pode implementar melhorias em seu próprio negócio. Ficou interessado? Confira como fazer!
Defina os objetivos do seu projeto
O benchmarking online pode ser usado para avaliação de uma infinidade de dados. Sua empresa, por exemplo, pode estar buscando melhorar a estrutura de atendimento ao cliente via redes sociais e e-mail. Em outro caso fictício, podemos imaginar que sua marca busque novas formas de usar conteúdo para atrair mais clientes.
Essa fase de planejamento é de suma importância, pois apenas com objetivos claros será possível avaliar o sucesso das ações no final do processo.
Escolha até 3 concorrentes para monitorar
A seleção das empresas tem que ser baseada nos critérios definidos na fase anterior. Deve-se preferir negócios de grande sucesso e destaque no mercado, principalmente nas áreas onde a sua marca deseja evoluir.
Defina os indicadores de análise
É nessa etapa que se traduz os objetivos em fatores práticos de análise. Uma dica é criar uma planilha com uma lista dos diversos elementos que serão observados, qualificados e quantificados. Por exemplo, pode ser que, como foco é atendimento, seja importante quantificar o tempo médio de respostas e também as técnicas usadas para ajudar o cliente.
Colete os dados
Postagens em blogs e redes sociais, vídeos publicados no YouTube, páginas e funcionalidades do site, aplicativos, propagandas na web: todas essas coisas podem ser dados relevantes para o benchmarking online.
Faça uma pesquisa intensa e detalhada de todos os processos da empresa concorrente, mesmo informações que pareçam insignificantes devem ser coletadas e catalogadas. A ideia é acumular números, fatos, materiais e elementos que possam ser úteis.
Analise e compare as informações levantadas
É nesse momento que tudo o que foi obtido é levado para análise. É hora de confrontar os processos dos concorrentes com os do seu próprio negócio. Nesse ponto algumas revelações tendem a aparecer, como indícios que explicam o porquê de determinada conseguir tanto êxito em certas esferas de atuação.
Adapte e implemente
A premissa do benchmarking é oferecer uma técnica de avaliação sistemática da concorrência, com o objetivo de revelar oportunidades de melhorias internas. É preciso atentar-se ao fato de que os elementos de destaque de outras empresas não devem ser simplesmente copiados, mas sim adaptados ao conceito do seu negócio.
Esse procedimento que você aprendeu hoje deve ser contínuo, visto que as empresas, principalmente na área de tecnologia, estão sempre inovando e experimentando novas aplicações. Portanto, é recomendável estar sempre atento ao mercado, analisando e implementando ações quando necessário.
Gostou de aprender sobre benchmarking online? Então continue aumentando seus conhecimentos e leia também sobre como vencer a concorrência e se destacar no mercado.