O tema deste post é a pergunta central sobre a qual a fundação do marketing foi construída. Profissionais da área tem se dedicado a criar técnicas, ferramentas e teorias que possam vir a ser usadas para mostrar a uma empresa como vencer a concorrência e se sobressair no mercado.
Embora não exista uma única e exclusiva resposta a esta questão, existem princípios que, se levados a sério, podem funcionar para qualquer tipo de negócio. Confira!
Como vencer a concorrência? Sendo diferente!
Fundamentalmente, algo que se destaca é aquilo se separa de um coletivo. Traduzindo esse conceito para o universo corporativo, podemos dizer que uma empresa que se destaca é aquela que apresenta uma característica única ou diferente da maioria.
Teóricos americanos chamam esse diferencial competitivo de Unique Selling Point (USP). Uma vez que uma empresa consegue criar — ou muitas vezes reconhecer — seu USP, ela passar a operar em vantagem frente aos concorrentes.
Por mais simples que este conceito possa parecer, ele geralmente representa um grande desafio quando posto em prática. É necessário muito trabalho para encontrar um diferencial relevante, e esse nível de dificuldade vai variar de mercado para mercado.
Estude o comportamento do consumidor
Muito já se sabe sobre o processo de compra do consumidor. Os campos da psicologia e do marketing se uniram com o intuito de descobrir quais impulsos, informações e atratividades levam um cliente a comprar um certo produto.
Essa é uma área complexa e vasta. Diferentes tipos de produtos e serviços vão exigir variados níveis de consideração, comparação e técnicas de decisão por parte dos consumidores. Pesquisas mostraram que o lado emocional é essencialmente importante quando um indivíduo vai optar por uma marca — indo além de aspectos racionais de qualidade e preço.
É importante saber quais são os aspectos mais valiosos para consumidor do seu mercado e assim realizar adequações para entregar a melhor experiência possível.
Analise a concorrência e o mercado
Para vencer a concorrência, antes é preciso entendê-la. A melhor forma de fazer isso é por meio de um estudo de benchmarking, termo que significa um conjunto de técnicas e procedimentos usados para comparar processos, produtos e serviços dentro de dado mercado.
Assim como em um jogo de xadrez, as ações de uma empresa vão mudar de acordo com os movimentos do seu concorrente. Portanto, é necessário estar sempre atualizado sobre tudo que acontece com todos os players de um mercado — o que inclui preços praticados, formas de comunicação, mudanças estruturais etc.
Invista em marketing digital
A popularização dos smartphones e a consequente facilitação do acesso à internet causou impactantes mudanças sociais. A forma como as pessoas se relacionam entre elas e empresas mudou.
Atualmente, é difícil encontrar uma marca de sucesso que não faça uso das ferramentas e práticas do marketing digital, como ter um perfil corporativo nas redes sociais, otimizar o site para mecanismos de busca e investir em propaganda online.
Para uma empresa se destacar, não existe uma fórmula mágica, e sim diretrizes que devem ser seguidas, sempre com muita dedicação e planejamento estratégico.
Agora que você leu sobre como vencer a concorrência, veja porque sua empresa deve ter um site e saiba como ter muito mais sucesso no mercado!