Sem dúvidas, o objetivo de todas as organizações, independentemente do segmento, é elevar o faturamento da empresa. No entanto, poucos empresários sabem o que precisa ser feito para alcançar essa meta.
A busca incessante pela conquista de novos clientes sempre foi o alvo das empresas na tentativa de elevar a receita. Entretanto, com a intensa oferta de conteúdo a todo o momento, especialmente por meio da internet, isso está cada vez mais difícil! Sendo assim, as organizações precisam rever o seu modelo de negócios imediatamente, se pretendem sobreviver no mercado e ampliar consideravelmente o seu lucro.
Para ajudar nessa tarefa, apresentamos algumas dicas para aumentar a lucratividade da empresa. Acompanhe!
Reduza os custos de imediato
Parece óbvio, mas muitos empresários ainda não percebem os processos que são as maiores fontes de gastos. Um exemplo disso é o alto custo que um vendedor tem ao visitar potenciais compradores para a demonstração de um software. Se esse contato ainda estiver “frio”, ou seja, se o cliente ainda não estiver pronto para comprar, isso é um grande desperdício!
Você pode criar um processo que priorize as demonstrações iniciais do software via Skype e economizar custos de deslocamento e tempo de um funcionário, por exemplo.
Terceirize alguns serviços
É muito comum encontrarmos pequenas empresas que sobrecarregam o seu time com atividades que não são da sua expertise. Isso gera desmotivação e, consequentemente, poucos resultados.
Por essa razão, terceirizar pode ser uma saída muito interessante na contenção de despesas. Sabemos que o marketing de conteúdo é indispensável, principalmente para empresas que comercializam serviços e precisam educar o seu mercado sobre a utilização deles.
No segmento de tecnologia, por exemplo, a produção de conteúdo de qualidade é um pré-requisito para as empresas ganharem a atenção dos consumidores. Entretanto, a equipe pode não ter a habilidade necessária para escrever textos estratégicos.
Sendo assim, contratar uma empresa especializada em marketing de conteúdo é muito vantajoso para o negócio. Caso contrário, o time pode perder tempo direcionando esforços para uma estratégia que não trará retorno, já que será executada de maneira equivocada.
Invista pesado no Marketing Digital
Sabemos que as pessoas estão cada vez mais envolvidas com a internet e esse ambiente online já faz parte do seu cotidiano. Portanto, investir em marketing digital não é uma questão de escolha, mas de sobrevivência.
O ponto de partida é a criação de um site de qualidade, que seja exibido facilmente, inclusive em tablets e celulares. Reunir as dúvidas frequentes em uma página pode ajudar bastante na redução dos gastos com chamadas, por exemplo.
Saiba também em quais redes sociais você pode e deve estar presente.
Afinal de contas, ao acessar as respostas sobre as suas principais dúvidas, os consumidores evitam ligar para a empresa ou solicitar contato. Consequentemente, o tempo envolvido em ligações será imensamente reduzido.
Fidelize os clientes
É fato que atrair um cliente ainda é muito mais caro do que retê-lo. Por isso, é indispensável investir no relacionamento com os clientes. O envio de e-mails periódicos, bônus e descontos para os compradores mais antigos são exemplos de ações de marketing de relacionamento.
Dessa forma, os clientes satisfeitos serão propagadores dessa boa experiência com a sua rede de contatos. Com o alcance potencializado do universo online, cada vez mais consumidores serão impactados. Logo, as possibilidades de a sua marca ser indicada e conquistar novos clientes são ainda maiores!
Utilize a estratégia do Inbound Marketing
Imagine se fosse possível evitar a perda de potenciais clientes no momento em que o comercial entra em contato? Com o Inbound Marketing, isso é completamente viável. Por meio de uma estratégia baseada no funil de vendas, é possível acompanhar as interações do consumidor, desde o momento em que ele começa a interagir com a sua marca.
Isso permite que a empresa não perca mais vendas na ansiedade de abordar pessoas que ainda não têm interesse em se tornarem clientes. Ou seja, se um lead (potencial cliente) ainda não está pronto para comprar, ele pode ser educado por meio de um conteúdo qualificado até que esteja propenso ao consumo.
Ainda tem dúvidas sobre como aplicar as táticas sugeridas neste artigo para aumentar o faturamento da empresa? Deixe um comentário aqui no blog!