O que são chatbots e como podem lhe ajudar no atendimento ao cliente.
No marketing digital todos os dias nascem novidades. A mais recente e que tá bombando são os chatbots. Quer saber mais sobre eles e como utilizá-los no seu negócio? Leia nosso post e saia expert! Vamos ler?
Chatbots, como você deve já ter imaginado é a junção de duas palavras chat + a terminação bot de robot. Isso nos dá uma ideia do que é o chatbot. É um robô que conversa via chat com o seu cliente!
Ainda que seu conceito seja de fácil entendimento não se deixe enganar. Esta tecnologia é revolucionária e inclusive o governo já está querendo regulamentar esse tipo de atendimento.
É uma revolução pois mexe diretamente na relação entre marcas e consumidores. Num mundo cada vez mais conectado e acostumado a usar tecnologias de comunicação escrita como WhatsApp e Messenger, o atendimento via chat parece um passo natural para as empresas se relacionarem com o seu cliente. Então, nada mais natural do que enviar uma mensagem para a empresa como se você mandasse para um amigo, como disse o fundador do Facebook, Mark Zuckerberg. É mais uma maneira de aumentar sua presença digital.
Existem vantagens tanto para o cliente quanto para a empresa em utilizar essa tecnologia. O cliente sente que está tendo uma conversa real e a empresa ganha escalabilidade no atendimento. Isso significa que consegue otimizar o atendimento e atender mais gente ao mesmo tempo. Deste modo o cliente também ganha pois a agilidade no atendimento é algo que todos querem. Inclusive você pode até já ter interagindo com um chatbot e nem se ter apercebido disso.
Chatbots – além de robôs
Conceitualmente, o chatbot é o robozinho que conversa com o seu cliente. Mas na prática vai muito além disso. Você pode vender, resolver algum problema, fazer agendamentos entre outros. Você pode configurar o chatbot para dirigir a conversa através de fluxogramas onde o chatbot só responde a perguntas e opções padrão ou ainda usar soluções mais avançadas em que o robô aprende sozinho a se comunicar com seu cliente.
Nesta segunda opção que está o pulo do gato. Ao usar de ferramentas de machine learning o bot vai ganhar autonomia e com o tempo responder a toda e qualquer dúvida de seu cliente.
Onde usar o chatbot e suas possibilidades?
Pode usar seu bot em qualquer canal de comunicação de sua empresa. Messenger, Skype, site próprio e até WhatsApp!
Por não precisar de estar dentro de nenhum aplicativo específico o cliente pode falar com sua empresa onde ele estiver, utilizando apps que já tem instalado no seu smartphone. Não à toa, um dos canais onde o chatbot mais está presente é o messenger do Facebook.
Suas possibilidades de aplicação são imensas e o futuro dessa tecnologia só tende a melhorar. Imagine o bot conversando com seu cliente e sabendo tudo sobre suas preferências. Sua estratégia de criação de conteúdo nunca mais será a mesma e o bot pode lhe auxiliar na distribuição de conteúdo de qualquer etapa do funil!
Engana-se quem acha que chatbot só servirá para novos clientes. Ao usar um, todos os clientes terão mais esse canal para se comunicar com sua empresa, inclusive, uma boa estratégia para o uso do bot é justamente automatizara aquelas situações que se repetem muito e tem soluções simples de se resolver. Alguém ai se lembrou do call center de telefonia que diz: “Senhor, já reiniciou o modem?”?
Essa automação pode ir muito além de responder dúvidas e se antecipar a eventuais problemas de seu cliente. Pode fechar vendas por você. Já imaginou, no futuro, ir dormir e quando acordar ter lá algumas vendas fechadas pelo chat. Ou então um cliente conversando com um amigo e despretensiosamente no meio de uma conversa ele consegue comprar algo de sua empresa, através da indicação do amigo? Já dá para imaginar o poder desta ferramenta. Cada vez mais as empresas estão aderindo a este tipo de atendimento e se a sua empresa ficar fora desta inovação pode perder espaço para a concorrência, e muito.
E você, consegue pensar em mais alguma utilização para o uso do chatbot? Conta para nós nos comentários!