Branding: como trabalhar a imagem da sua empresa?

Branding é, de maneira resumida, a gestão de uma marca diante do contexto que a envolve. É qualquer trabalho que seja realizado com a intenção de tornar a sua marca mais conhecida, mais desejada, mais atraente na mente e no coração de seu consumidor. É o DNA da marca, sua verdadeira essência.

O branding envolve uma série de ações e definições que, em conjunto, buscam dar identidade e personalidade a uma marca, fazendo com que ela gere sensações em seu cliente, criando conexões emocionais conscientes e inconscientes. Essas conexões serão cruciais para que o cliente se lembre e escolha determinada marca na decisão de compra.

Ele envolve toda a comunicação de uma marca, desde seu logotipo, seu discurso, seu posicionamento, tom de voz, valores, representantes e tudo mais que envolva a comunicação da marca. Todos esses itens, definidos de maneira coesa, ajudam a construir a personalidade da empresa na mente de seu consumidor, criando um relacionamento com ele.

A importância do branding

Em um ambiente altamente competitivo, ter um diferencial de marca diante de seu cliente se tornou fundamental para as empresas, assim como ter um propósito verdadeiro, uma causa.

Conectando-se com seu consumidor de maneira efetiva, através de um propósito com o qual ele se identifique, a percepção de valor que o cliente terá da marca tende a aumentar significativamente. Naturalmente, consumidores que enxergam que determinada marca tem um valor agregado maior se dispõem a pagar mais para a aquisição de um de seus produtos.

Por isso, ter uma marca com personalidade própria e um propósito definido, criando identificação com as pessoas, seus objetivos de vida e gerar boas experiências na interação são fatores determinantes para que seu consumidor o recomende a seus amigos – uma das maiores ferramentas para a aquisição de novos clientes.

Como trabalhar

Para um posicionamento completo e coeso de sua marca, em todos os âmbitos de sua comunicação, é preciso trabalhar o branding de forma eficiente em cada uma das frentes de marketing de sua empresa.

Separamos alguns dos principais pontos em que o branding deve ser trabalhado para se alcançar essa coesão. Confira a seguir:

Identidade visual

Mais do que apenas no logotipo, o branding deve ser trabalhado em toda a identidade visual de uma marca, de forma a transmitir a mensagem e as emoções que essa marca entende fazerem parte de sua essência. Outros itens são, por exemplo: website, cartão de visitas, folders, catálogos de produtos, imagens nas redes sociais, etc.

Exemplo: A Coca-Cola utiliza um padrão muito claro em toda sua identidade visual, trabalhando suas cores e formas de maneira particular e sempre objetiva.

Diretrizes de Comunicação

Toda a forma com a qual a empresa se comunica deve se relacionar com o branding da marca. A forma de falar com seus consumidores, a linguagem usada em seus materiais de divulgação, redes sociais, o tom de voz usado em suas propagandas em vídeo, entre outros.

Exemplo: a forma que a Netflix se comunica com seu público nas redes sociais é uma clara indicação de seu trabalho de branding.

Localização

Em vários sentidos, o branding deve guiar também onde o cliente encontrará a sua marca para interagir com ela. No marketing digital, a definição sobre em quais canais sua marca estará presente é uma forma de trabalhar o branding. No marketing tradicional, utiliza-se a mesma regra quando escolhemos um ponto comercial para a abertura de um negócio.

Exemplo: uma loja como a Burberry escolhe a dedo em quais ruas e shoppings sua marca deve estar e onde seus clientes devem encontrá-la.

O trabalho de branding, evidentemente, é muito mais do que apenas alguns pontos que devem ser lembrados na hora de falar com seus clientes. É necessário pensar na gestão de marca a cada decisão tomada, a cada passo dado em direção ao crescimento e até mesmo na contratação de colaboradores para a empresa. Contudo, esse mesmo trabalho é fundamental para a empresa que queira vencer a concorrência e conquistar mais clientes diariamente.

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