Em busca de melhores resultados, as estratégias de marketing digital têm ganhado destaque nas empresas. Essas estratégias são capazes de transformar os negócios em verdadeiras máquinas de venda e, além de terem um baixo custo, possuem um ótimo alcance.
Se a sua empresa ainda não investe nessas ações, ela está perdendo grandes oportunidades. É bom não demorar muito para começar a implantar essas estratégias, pois a concorrência está cada vez mais acirrada.
Por isso, criamos este artigo que mostrará os principais benefícios em implantar o marketing digital na sua empresa. Confira!
Quais são os principais benefícios das estratégias de marketing digital?
1. Contato direto com o público
As estratégias de marketing digital permitem que a empresa esteja em contato direto com o público, criando e fortalecendo os relacionamentos. Esse contato também gera um maior conhecimento do público-alvo, possibilitando o planejamento e execução de ações com foco no cliente, além de atender melhor suas necessidades.
Um exemplo de marketing digital são as redes sociais. Uma empresa que deseja estar em contato com seus consumidores pode criar uma página ou perfil e acompanhar o comportamento do seu mercado. Muitas pessoas utilizam as redes para externar suas opiniões, mostrar quais foram as suas experiências. Nesse momento, é importante estar atento e verificar, na visão do cliente, como anda a reputação da sua empresa.
Lembre-se que os relacionamentos podem fazer a diferença no seu negócio. Um cliente que se sente importante para a empresa, que tem suas necessidades atendidas e suas expectativas superadas, pode se tornar um embaixador da marca, atraindo novos consumidores.
2. Análise de indicadores
De nada adianta criar um plano e não acompanhar o desempenho de cada ação. Sem essa análise, sua equipe pode estar alocando os recursos e tempo em estratégias que não estão trazendo os resultados esperados.
Pensando no marketing offline, é mais difícil mensurar o comportamento das campanhas, apesar de ser possível. Já no mundo virtual esse acompanhamento é bastante facilitado.
Ferramentas como o Google Analytics ou a própria plataforma que hospeda o site podem revelar indicadores importantes para ajudar a entender cada ação tomada. A partir desses resultados você consegue definir o que realmente está dando certo e o que não é tão interessante, sabendo o que deve ser priorizado.
Em qualquer negócio, decisões difíceis são tomadas diariamente, e ter uma base de dados para embasar cada escolha pode fazer toda a diferença. Não há mais lugar para achismos e crenças. Cada ação pode representar um ganho ou perda bastante significativos.
3. Retorno sobre investimento
É importante saber que o marketing é um investimento, não um gasto. Uma empresa que corta recursos desse setor está limitando a sua capacidade de vendas, o que não é nada interessante.
Então, deve-se encontrar maneiras de otimizar os investimentos, não de eliminá-los. Nesse sentido, as estratégias de marketing digital apresentam mais um grande benefício: o baixo custo e o ótimo retorno.
Vamos pensar nas estratégias de marketing sem a utilização da internet, como:
- propagandas em redes de televisão;
- rádio;
- anúncios em jornais e revistas;
- outdoors espalhados pelas cidades;
- distribuição de panfletos.
São ações que sempre foram tomadas e continuam valendo, mas é preciso saber que o alcance é limitado e é muito caro executar essas estratégias.
Já o marketing digital tem ações com um alcance enorme e baixo investimento necessário. Você pode adotar as redes sociais, como já falamos, o e-mail marketing, a criação de um blog para divulgar conteúdos relevantes ao seu público, patrocinar anúncios em diferentes meios de comunicação, além de, é claro, um site com uma loja virtual.
As ações online não são limitadas pela região que a sua empresa está. Você pode buscar consumidores de qualquer parte do mundo, 24 horas por dia, de forma automatizada. Além disso, sua equipe ainda será capaz de segmentar seu público-alvo para aumentar a eficiência das ações, direcionando o conteúdo certo para cada consumidor.
Então, as estratégias de marketing digital apresentam um ótimo retorno sobre investimento.
4. Credibilidade da marca
Não é mais possível que uma empresa busque grandes resultados se ela não está presente na internet. A web se tornou parte essencial de qualquer negócio. Os consumidores exigem que você esteja presente, senão simplesmente buscam outra opção.
Ao investir em marketing digital, a sua marca se coloca à disposição para ajudar o público e ganha reconhecimento por isso. A construção da identidade da marca é muito importante para atrair novos clientes e se tornar uma referência.
5. Possibilidade de integrar as estratégias
Por fim, um dos grandes benefícios em investir nas estratégias de marketing digital é que todo o plano de ação pode ser integrado, aumentando a sua eficiência.
Pense no marketing de conteúdo, por exemplo. Criar materiais relevantes para o seu público, possibilitando que ele tire todas as dúvidas a respeito de uma solução, reconhecendo um problema, avaliando a aplicação e escolhendo a melhor oferta, aumenta muito a credibilidade da marca e a torna uma referência no mercado.
Você coloca todo o foco do trabalho em atender as necessidades do cliente, não mais no produto oferecido. Então, esses conteúdos podem ser distribuídos por e-mail, redes sociais ou outras ferramentas do marketing digital.
Postando esses conteúdos em um blog dentro do site, de forma otimizada, o número de visitantes no domínio é acrescido potencialmente e as páginas ganham destaque na busca orgânica dos principais sites de pesquisa, como o Google. Estar nas primeiras posições do Google faz aumentar bastante a visitação e, por consequência, as vendas.
Viu como as ações digitais podem ser integradas? Com tantas opções aos seus consumidores, a experiência com a marca será agradável e ela sempre será lembrada no momento da compra.
Vamos criar um bom plano estratégico para sua empresa?
Como vimos em nosso artigo, as estratégias de marketing digital são excelentes para as empresas, possibilitando grandes conquistas. Sua marca estará em contato direto com o cliente, entendendo as necessidades e aproveitando melhor as oportunidades. Além disso, cada ação será controlada, encontrando as melhores práticas.
Em busca de sempre otimizar os recursos, o marketing digital apresenta ótimo retorno sobre investimento. Esse trabalho gera credibilidade à marca e ainda é possível integrar as ações, gerando melhores resultados.
Por isso, se a sua empresa não investe em estratégias de marketing digital, não perca mais tempo. Entre em contato com nossa equipe e vamos montar boas ações para transformar o seu negócio.