Afinal, por que minha empresa deve ter um site?

Por que ter um site? Provavelmente, essa é uma das primeiras perguntas feitas por quem se dispõe a diversificar as estratégias de marketing, procurando atuar mais ativamente no ambiente digital.

Conforme você aprenderá neste conteúdo, são muitas as razões que fazem do site um elemento tão fundamental, afinal, é a partir da página oficial da sua empresa que serão aplicadas as demais estratégias no âmbito digital.

Além disso, embora existam alguns serviços que atuam como uma lista telefônica online — como Lista Amarela e Guia Fácil —, ter um site é o primeiro passo para que o seu negócio seja encontrado na Internet.

Esses são os dois principais motivos para a sua empresa ter um site institucional na Internet. Contudo, ainda temos outras razões para que você invista na construção da sua página o quanto antes! Vamos a elas?

Melhora suas chances de ser encontrado pelo público

De acordo com o estudo intitulado Digital in 2017: Global Overview, realizado pela We Are Social, 66% da população brasileira está conectada à internet, ou seja, são aproximadamente 140 milhões de pessoas!

Logo, quando se questiona sobre “por que ter um site?”, vale destacar que a influência de um site nos negócios pode ser muito maior que anunciar na mídia impressa, rádio ou televisão, afinal, é certo que a maior parte dos seus clientes está na web — nos demais veículos, nem sempre há como mensurar essa presença.

Fora isso, desde o período em que a banda larga começou a se popularizar nas terras brasileiras, serviços como o Google passaram a ser a principal fonte de consulta para qualquer coisa.

Considerando que milhões de pesquisas são feitas diariamente, cada minuto fora do mundo digital significa que várias oportunidades de vendas perdidas. Por isso, a sua empresa precisa estar na Internet!

Estabelece sua presença online

A partir do instante em que o seu site tem um domínio registrado, a sua empresa passa a contar com o seu próprio endereço virtual, que ninguém pode tirar de você. A partir daí é aumentar sua presença digital!

Além disso, não importa para onde a sua empresa se mude geograficamente: no universo online, o endereço permanecerá o mesmo! É algo que só será alterado caso a sua empresa deseje.

Isso significa que há uma grande oportunidade para construir uma ótima reputação, visto que a presença virtual, uma vez que consolidada, sempre atrairá novos visitantes e contribuirá para o crescimento do negócio.

Aumenta o seu contato com o cliente

Ter um site é como adquirir um cartão de visitas online, afinal, todas as informações importantes sobre o seu negócio permanecem íntegras e disponíveis 24 horas por dia e 7 dias por semana.

O mais interessante disso tudo é que, caso haja interesse em realizar vendas pela Internet, abrindo uma loja virtual (e-commerce), os seus clientes passam a contar com um estabelecimento que não fecha, portanto, eles podem comprar a qualquer hora do dia.

Fortalece sua marca

Que tal fazermos um breve exercício? Desative, por um momento, o seu lado empreendedor e coloque-se na posição de consumidor.

Agora, imaginemos que você esteja à procura de um produto ou serviço qualquer, por mais simples que seja, como um delivery de almoço. Então você se lembra de um restaurante ótimo em termos de qualidade e preço, mas não possui seu número de telefone.

O que fazer em uma situação como essa? Obviamente, caso não tenha uma lista telefônica atualizada por perto, será necessário fazer uma busca pelo Google.

Então, ao pesquisar, você se depara com a infeliz surpresa de que não há informações disponíveis sobre o restaurante, tampouco uma página oficial. Por outro lado, o Google forneceu diversas alternativas de restaurante nas suas proximidades, ou seja, estabelecimentos locais que você nem mesmo conhecia!

Diante dessa situação, é evidente que o seu conceito sobre o restaurante anterior sofreu uma queda, enquanto aquele que tinha um site e foi encontrado no Google ganhou um novo cliente.

Isto é, enquanto um restaurante teve a sua marca enfraquecida — e o pior de tudo é que o estabelecimento não faz ideia disso — o outro se fortaleceu sem esforço algum. Nesse sentido, ter um site é de extrema importância para a credibilidade da marca.

Possibilita uma grande variedade de métricas

Uma das maiores vantagens do site em relação a qualquer outro meio de conquistar espaço no mercado são as métricas. Diferentemente da localização física, onde não há muito que se fazer para tornar o estabelecimento mais atrativo aos visitantes, na Internet, há uma vasta gama de ferramentas que permitem não somente identificar um problema, mas solucioná-lo instantaneamente.

Por exemplo, ao perceber que o tráfego do mês sofreu uma queda brusca em comparação aos anteriores, a sua empresa terá condições de investigar os motivos que explicam o baixo nível de acesso.

Vale destacar que as ferramentas digitais fornecem as condições de investigar por meio de relatórios contendo dados relevantes, porém, saber interpretá-los e, principalmente, criar soluções eficazes, é uma atribuição voltada para especialistas. Em situações desse tipo, uma agência de marketing com ênfase no marketing digital é imprescindível.

Amplia o alcance do seu negócio

Enquanto permanecer offline e limitado ao ambiente físico, o seu negócio dificilmente terá os seus horizontes ampliados, principalmente em relação a fornecer alternativas de contato mais eficientes e a prestar atendimento a outras regiões.

Dependendo do município em que a empresa se encontra, não se pode ignorar, por exemplo, os potenciais consumidores que residem em outras cidades e estão passando pela localidade, isto é, pessoas que estão interessadas no que a sua empresa comercializa, mas que não conhecem muito bem os arredores.

Com isso, antes de recorrer a quem está nas ruas, os seus potenciais clientes farão uma pesquisa na Internet — e a sua empresa precisa estar lá.

Atrai mais clientes

Tendo um site de qualidade e estratégias voltadas para a Internet, sua empresa ganha a possibilidade de atrair novos clientes utilizando dos canais disponíveis — o que chamamos de marketing digital.

O processo de atração e aquisição de clientes é algo que tem início no site, por meio de um blog oficial, por exemplo, e que também termina no próprio site, visto que é na página institucional que as vendas são finalizadas.

Com isso, nota-se que o site, por mais fundamental que seja, é apenas uma etapa do planejamento para a sua empresa conquistar o almejado espaço online. À medida que você se aprofundar no assunto, perceberá que o marketing digital é algo muito mais amplo do que parece.

Agora que você já sabe por que ter um site é importante, aproveite para conferir as principais dicas de SEO para tornar a sua futura página um sucesso!

Qual score SEO?