Ao contrário do que algumas pessoas imaginam, administrar o próprio negócio não é uma tarefa simples. Não basta ter somente um espírito empreendedor para os resultados começarem a aparecer. Apesar de ser importante ter esse perfil dinâmico, o crescimento da empresa depende de vários fatores.
A crise econômica, por exemplo, nem sempre é a principal responsável pelo insucesso do negócio. Existem outros elementos que, muitas vezes, são negligenciados pelos proprietários e, com isso, a organização fica cada vez mais distante de alcançar os objetivos esperados.
Portanto, para evitar que isso aconteça com a sua empresa, continue lendo este artigo! Selecionamos, a seguir, os erros mais comuns responsáveis pelo fracasso da maioria das marcas.
1. Ausência de um plano de negócios bem estruturado
Não importa o segmento: qualquer empresa deve começar a sua atuação pelo planejamento. O ato de planejar permite entender quais são as metas a serem atingidas e as melhores estratégias para alcançá-las. Ou seja, o plano de negócios direciona a empresa e auxilia na tomada de decisões.
O maior risco que um negócio corre ao pular essa etapa é não chegar a lugar algum. Afinal de contas, não existem ventos favoráveis para quem não sabe aonde quer chegar. Além do mais, sem ter metas, estratégias e objetivos documentados, o negócio age apenas no imediatismo.
Sem falar que a equipe não consegue visualizar a importância das suas ações para um propósito maior. Isso gera desmotivação e a empresa não conquista resultados expressivos.
2. Falta de motivação da equipe
Sabemos que uma das principais razões que têm o poder de levar uma empresa ao fracasso é a ausência de motivação dos colaboradores. Ou seja, pensar em ações de marketing apenas para o público externo é um grande equívoco.
Um time desencorajado não será produtivo e pode contaminar todos os envolvidos no crescimento. Sabemos que se o público interno não estiver alinhado aos propósitos da organização, ele não vai conseguir transmitir os valores da empresa para os clientes e potenciais clientes. Consequentemente, a atração e fidelização ficam seriamente comprometidas.
3. O foco apenas no lucro prejudica o crescimento da empresa
É fato que o objetivo de todo empresário é alcançar a lucratividade máxima com o seu negócio, mas é preciso refletir sobre isso! Na maior parte das vezes, os proprietários não enxergam em que devem reduzir gastos para aumentar essa receita.
Essa “miopia do lucro” pode levar a organização à ilusão de nunca alcançar um retorno satisfatório, pois ela não considera outras possibilidades na contenção de gastos internos. Dessa forma, o crescimento do negócio fica totalmente prejudicado, tendo em vista que existe um desequilíbrio financeiro.
4. Não considerar o cliente como centro da estratégia
Se antigamente a era da produção trazia resultados positivos, de modo que as empresas decidiam fabricar um produto independentemente da preferência do consumidor, hoje é completamente diferente! As marcas que não colocam as pessoas no centro de qualquer estratégia estão fadadas ao insucesso.
Isto é, se o seu negócio não prioriza a experiência do usuário na criação e aperfeiçoamento das soluções oferecidas, pode começar a se preocupar! Os produtos e serviços estão cada vez mais personalizados, sem falar nas formas de comunicação que acontecem onde e quando os consumidores desejam.
Sendo assim, vai existir cada vez menos espaço no mercado para as empresas que ainda não compreenderam que o cliente é o protagonista.
5. Não investir em marketing digital
Outro erro terrível que algumas empresas ainda cometem é não criar uma presença digital estratégica. Mais uma vez, devemos relembrar o impacto que a mudança no comportamento do consumidor causa nos negócios. Hoje, as pessoas utilizam os mecanismos de busca o tempo todo para procurar informações sobre produtos e serviços.
As empresas que ainda não têm um site e não aparecem na internet estão perdendo inúmeras oportunidades de gerar negócios diariamente. Afinal, se o consumidor busca pelas soluções que você disponibiliza e não o encontra, certamente ele vai procurar o seu concorrente. Portanto, priorize o marketing digital para crescer.
Neste artigo, mostramos quais os maiores equívocos que impedem o crescimento da empresa. Que tal começar a evitá-los para alcançar resultados incríveis com o seu negócio?
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