O uso de redes sociais já está enraizado no comportamento do internauta brasileiro. Segundo dados do relatório 2018 Global Digital, realizado pela We Are Social e pela Hootsuite, os internautas brasileiros passam 9 horas e 14 minutos do seu dia conectados à rede.
Para algumas pessoas, isso é mais tempo do que passam dormindo.
Dessas 9 horas, pouco mais um terço é gasto navegando nas redes sociais, conforme pode ver na figura abaixo:
Como pode ver, ter uma presença online é fundamental para o futuro do seu negócio. Mas podemos tirar outro insight desses dados. Com um terço do tempo gasto em redes sociais, existe uma grande chance de seu cliente estar ali, esperando para consumir o seu conteúdo.
Agora que já sabemos que o público está bastante tempo conectado, vamos às dicas para aproveitar esse tempo e chamar a atenção do seu público.
Continue lendo e saiba como trabalhar melhor suas redes sociais. Ao final, uma dica bônus!
1 – Entre todas as redes sociais, escolha a correta para estar presente
Facebook, Instagram, LinkedIn, YouTube, Twitter, Pinterest…são tantas as redes sociais que podemos ter o ímpeto de querer estar presente em todas elas. Ainda que, à primeira vista, isso pareça ter lógica, é um erro. Um que muitos empreendedores cometem.
Para que sua estratégia digital tenha efeito, você precisa ser assertivo no seu trabalho. E estar presente em todas essas redes é tudo menos ser assertivo.
Cada rede social tem seu perfil de usuários, funcionalidades e atuações diferentes. Por isso é fundamental saber em qual rede o seu público está inserido. Pode saber essa informação facilmente através de uma pesquisa com seus clientes atuais. Temos um post completo, onde abordamos mais a fundo as redes sociais mais usadas pelo brasileiro. Pode ler mais aqui.
2 – Definida a rede social, tenha um objetivo concreto
Estar presente na redes apenas por estar, pode fazer mais mal à imagem de sua empresa do que bem. Então, assim que você decidir em qual mídia social quer estar presente, ou em quais, é fundamental que tenha um objetivo claro e factível. Somente desta forma, o seu trabalho com o marketing vai ter resultado.
Lembre-se, o seu público vai querer conteúdo relevante então postar apenas para estar presente não é uma estratégia viável. Neste artigo, abordamos um pouco sobre planejamento de marketing e nele você poderá entender um pouco mais sobre o assunto.
3 – Mais uma vez, conteúdo relevante
Se já leu nosso post sobre marketing de conteúdo, ótimo, já está por dentro do assunto e sabe que conteúdo é rei. Caso ainda não tenha lido, pare tudo e vá ler agora clicando aqui!
Agora que já leu, sabe que se o seu conteúdo não for relevante para o seu público, existe uma possibilidade de estar trabalhando e não ter resultado nenhum.
É necessário conhecer bem o seu público, ter um funil de vendas bem definido e produzir conteúdo para cada etapa desse funil.
PRODUZA CONTEÚDO RELEVANTE!
4 – Tenha um relacionamento com o seu público
Sabe aquele usuário que marca o amigo na sua postagem? Agradeça.
Sabe aquela mensagem no inbox despretensiosa? Responda!
As redes sociais vieram nos aproximar do cliente, então use a tecnologia a seu favor!
5 – Mensure, analise e controle
Para saber se está trabalhando bem as redes sociais, é necessário definir alguns indicadores para que você consiga comparar o seu resultado atual com os desejados. Assim você tem uma meta, traçou o plano de ataque para chegar nessa meta e consegue comparar o seu estado atual com o desejado.
Se você não mensurar, analisar nem tiver noção de suas métricas, fica impossível saber se precisa de fazer alguma alteração no sua estratégia.
6 – Saiba quais KPI’s usar
No tópico anterior, linkamos para um outro artigo aqui do blog. Nele explicamos direitinho o que é um KPI e quais os KPI’s mais usados no marketing digital.
É fundamental ter em mente que número de curtidas, ou likes numa postagem, seguidores numa página ou perfil de Instagram, não significa venda.
Hoje em dia é bastante fácil comprar seguidores em qualquer rede social e por isso, por mais seguidores que tenha, o seu engajamento será baixo. Lembre-se, quanto maior o seu engajamento, mais chances de converter um seguidor em cliente.
7 – Promoções relâmpago e quantias limitadas
Ainda que as redes sociais não sejam um canal de venda por excelência, ao fazer promoções relâmpago e com quantias limitadas do produto, você consegue gerar um buzz que uma simples postagem não consegue.
Além disso, cria um senso de urgência o que faz a pessoa querer comprar pois amanhã pode ser tarde demais. O público passa a enxergar essa promoção como uma oportunidade e assim aumenta seu engajamento.
8 – Seja constante
Postar hoje e depois daqui a 15 dias não é legal. O seu público vai querer ver conteúdo seu regularmente por isso, tenha sempre suas redes sociais atualizadas.
Para ajudar a manter um fluxo constante de postagens, pode usar um calendário de postagens.
Monte o seu calendário e comece hoje mesmo a alimentar o seu público com o seu conteúdo.
9 – Use mídia paga
Não é novidade. Todas as redes sociais limitam o alcance e a visibilidade de suas publicações. Assim, uma parte fundamental de sua estratégia é separar um valor para poder usar a publicidade da rede escolhida.
Ainda que isso possa parecer uma medida desesperada, não é. Praticamente todas as mídias sociais possuem uma plataforma de publicidade bem estruturada e que permitem um alto poder de segmentação. Desse modo, você vai conseguir atingir o seu público-alvo e ter uma efetividade dentro do planejado.
10 – Recicle seus conteúdos mais populares
Ao contrário de um post em um blog, o post na rede social vai ficando para trás na timeline e se torna difícil para um seguidor novo acessar esse conteúdo. Então, nada mais justo do que pegar aquelas publicações mais populares e reciclar eles. Dessa forma, fica mais fácil um seguidor novo ter acesso a esse conteúdo.
Outro insight legal dos conteúdos mais populares é saber qual o tipo de conteúdo que sua audiência mais gosta.
Analise os 10 mais populares em sua timeline. É vídeo ou imagem? Se for imagem, como é essa imagem? Se for vídeo, qual a duração média dos vídeos? Qual o tipo de linguagem utilizada na chamada: formal ou mais próxima? Qual o horário da postagem? Tem CTA – call to action? Esses são alguns fatores a se analisar.
Quando tiver um panorama bem legal de suas postagens que mais fizeram sucesso com o público, você pode passar a produzir mais conteúdo similar a esse.
[Dica Bônus: Use a regra do 3x3x3]
Quando postamos algo, não sabemos ao certo como o público vai reagir, principalmente se estiver começando ou se ainda não tiver feito um trabalho mais assertivo em suas redes sociais.
Uma forma de passar a conhecer melhor os hábitos e os gostos de seu público é utilizando a regra do 3x3x3.
Poste o mesmo conteúdo 3 vezes porém vamos alterando algumas coisas na postagem.
Você vai postar esse conteúdo em 3 horários diferentes, em 3 dias diferentes, intervalados em uma semana, mais dia menos dia. Desse jeito, vai conseguir abranger mais a sua audiência e impactar mais gente com o seu conteúdo.
Para não ficar muito repetitivo, use chamadas diferentes e CTA’s diferentes.
Estas foram nossas 10 dicas matadoras para trabalhar as redes sociais.
Nos diga nos comentários se gostou, se já utiliza alguma delas ou se conhece outras dicas legais! Se gostou compartilha com os amigos e se ficou alguma dúvida, pode deixar nos comentários. Sempre respondemos.