O que devo olhar na hora de escolher uma agência de marketing?

Sabemos que muitos empresários ainda se questionam sobre a importância de investir em uma campanha de marketing. O fato é que ele representa um conjunto de estratégias poderosas que visam conectar as marcas com o seu público. Sendo assim, é impossível ter resultados expressivos sem investir nessa área. Mas será que vale a pena contratar uma agência de marketing?

Sem dúvidas, reunir todos os talentos necessários para trabalhar com marketing é muito complicado. Isso porque os profissionais precisam ser extremamente estratégicos, ligados às melhores ferramentas do mercado e, sobretudo, devem ter o perfil analítico.

Mesmo assim, muitas organizações decidem aplicar algumas estratégias por conta própria e cometem erros terríveis! Afinal de contas, a maior parte das pequenas e médias empresas possuem poucos funcionários e com muitas demandas no seu dia a dia. Desse modo, o marketing acaba sendo feito “quando dá” e, por isso, as marcas não conseguem aumentar a sua lucratividade.

Ele precisa ser uma prioridade do negócio, pois necessita dedicação e tempo para planejar, implementar e mensurar os resultados. Por essa razão, terceirizar as atividades desse setor é uma excelente solução. Acompanhe a seguir, os principais elementos que você deve analisar e ficar de olho na hora de contratar uma agência!

Defina os seus objetivos

O primeiro passo antes de procurar por um fornecedor é entender verdadeiramente quais são os objetivos da empresa. Ou seja, quais são os resultados que o negócio espera por meio da aplicação do marketing. Vamos imaginar que junto com o seu time você localize que a empresa tem o objetivo macro de ser ainda mais conhecida pelo seu público, por exemplo.

Sendo assim, vocês podem chegar à conclusão de que uma campanha no Google AdWords além de aumentar o número de visitantes do site, pode contribuir ativamente para ampliar a reputação da empresa. Dessa maneira, é possível perceber que é preciso contratar serviços de mídia online.

Todas as informações levantadas são uma espécie de “guia” na busca por uma agência. Ainda considerando o exemplo anterior, não será interessante contratar profissionais que não ofereçam a criação de anúncios no AdWords. Portanto, procure definir e documentar todos os objetivos para visualizar quais serviços serão estratégias indispensáveis para alcançar cada um deles.

Pesquise mais a fundo sobre a agência

A pesquisa por uma agência nos dias de hoje deve ser ainda mais criteriosa, pois existem diversas opções. Além de observar os projetos que já foram realizados, é de suma importância pesquisar na internet a reputação dessa empresa.

Para evitar futuros conflitos, faça uma busca no site Reclame Aqui para verificar se existe alguma reclamação envolvendo o fornecedor. E se houver, é essencial perceber como a empresa conduziu essa situação. Isso mostra muito sobre a cultura do negócio e os valores praticados.

Além disso, procure por notícias, que complementem a sua pesquisa em sites e blogs. Quanto mais informações reunir a respeito da agência, maior será o nível de segurança para contratá-la.

Um ponto interessante a ser considerado são os clientes já atendidos. Isto é, se a empresa já atendeu marcas do seu segmento, é muito provável que ela apresente mais domínio sobre o seu mercado do que uma agência que nunca trabalhou nesse setor.

Os depoimentos dos clientes também são ótimas fontes para entender como foi a experiência de outras pessoas com a agência. Portanto, utilize todos os canais para encontrar essas informações e enriquecer a sua pesquisa.

Os canais de comunicação da agência também devem ser avaliados, pois o site, blog e as redes sociais podem fornecer informações relevantes sobre como a empresa se comunica e interage com o público.

Estabeleça um orçamento

A definição de uma verba para o marketing também contribui bastante na busca por uma agência de qualidade. Como em qualquer parceria, é preciso equilibrar o custo-benefício com os serviços contratados e os atributos do fornecedor.

Contudo, é primordial ter um valor em mente para filtrar a sua busca pela empresa ideal. No mercado, existem agências de todos os portes e você vai perder muito tempo negociando com empresas grandes, que jamais conseguirão atender a sua marca com a verba disponível. Portanto, alinhe primeiramente todas essas questões antes de fechar negócio.

Entenda se a localização é um fator importante

Com a internet, é possível fazer reuniões à distância, mas se você não abre mão do contato presencial esse fator deve ser considerado. Assim, durante a sua pesquisa, defina qual a melhor opção para buscar por agências que estejam dentro desses critérios para não desperdiçar tempo.

Conheça os profissionais da agência

Conhecer o perfil dos profissionais que integram a agência também é muito importante. O LinkedIn é uma excelente rede social para fazer contatos profissionais e pesquisar a respeito do perfil de cada especialista. Com essa estratégia, a sua empresa saberá quais as habilidades que o time da empresa terceirizada possui para fechar negócio com mais segurança.

Observe o modelo de trabalho da agência

É muito comum alguns clientes terem problema com fornecedor em virtude da metodologia de trabalho. Ou seja, cada fornecedor possui um fluxo que começa desde o atendimento até ao cumprimento das tarefas acordadas. Por isso, é importante saber claramente como a agência trabalha e qual é o passo a passo que utilizam para responder às demandas de cada cliente.

Um exemplo disso pode ser o hábito de realizar apenas uma reunião presencial por mês. Se o seu negócio necessita de um acompanhamento presencial mais frequente, isso deve ser acordado antes do fechamento do contrato. Assim, você evita possíveis conflitos.

Esses são alguns elementos que deve considerar ao contratar uma agência de marketing. É fato que existe outros pontos, mas reunimos o que é essencial para criar uma perspectiva da melhor maneira na tomada de decisão.

Encontrar uma agência ideal não é uma tarefa simples, no entanto, construir um departamento com talentos multidisciplinares para atuar no marketing é ainda mais difícil. Sendo assim, procure seguir as recomendações para fechar uma parceria de sucesso!

Ainda tem dúvidas sobre como contratar uma agência de marketing para o seu negócio? Então, compartilhe as suas dúvidas deixando um comentário aqui no post!

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